Assinatura RSS

Revista DaModa inova nos editoriais e traz a cidade de João Pessoa para o universo fashion

Publicado em

capa das revistas

O post de hoje tem dois objetivos: divulgar a revista DaModa e apresentar o meu mais recente artigo acadêmico, que foi sobre a publicação. A revista é uma publicação eletrônica vinculada à Estação da Moda, órgão responsável por promover a moda e capacitar pessoas para trabalharem na área. Ele é financiado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, bem como a revista.

Eu me apaixonei pela publicação desde a primeira edição, lançada em setembro de 2012 e disponibilizada gratuitamente ao público através do site Issu.com. Com linha editorial voltada para o conceito e a cultura de moda, ela não está vinculada às bobagens que aparecem na maioria das revistas da área: tem conteúdo profundo e editoriais lindos (também, com tantos fotógrafos talentosos e produtores de moda dedicados, não tinha como dar outra coisa).

Então parti para uma análise acadêmica dos editoriais de moda da revista, afinal de contas não tem coisa melhor no mundo do que juntar trabalho e prazer. Intitulado “João Pessoa Chique: A Cidade como Referência de Identidade nos Editoriais da Revista DaModa“, o artigo foi aceito para apresentação e publicação no principal congresso de Comunicação da América Latina, o Intercom. Este ano o evento acontece de 4 a 7 de setembro, em Manaus. Quem tiver interesse de ler, basta baixar o arquivo abaixo em pdf. 😉

Revista 2 Editorial São Francisco Revista 2 Editorial Praia Revista 1 Editorial 2 Feira Editorial 1 Revista Da Moda 1 Conventinho

Resumo do artigo:

Com base na análise de seis editoriais da revista DaModa, publicação online financiada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, o trabalho observa como a urbanidade da capital paraibana foi usada para fortalecer a identidade local do cidadão pessoense. Utilizando pontos turísticos ou culturais da região, a publicação constrói um ideal de beleza baseado na estética de luxo característica dos editorias de moda para mostrar que é possível inspirar peças de roupa e imagens de moda baseadas nessas referências urbanas. Para isso ela faz um recorte da realidade e filtra os elementos retratados que colaboram para a construção desses referenciais imagéticos.

Para download clique no link: Artigo Intercom Manaus 2013

Anúncios

Sobre agdaaquino

Jornalista, modista, professorista e bloguista.

Uma resposta »

  1. Mais uma vez a Coleção Enigma presente em um trabalho científico. Arrasou!!!

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: